As plantações modernas e as operações agrícolas são realizadas de maneiras muito diferentes quando comparadas a décadas atrás. Inicialmente podemos relacionar o salto em produtividade aos avanços tecnológicos que vem sendo aplicados à agricultura.
Atualmente grandes plantações tem implementado sofisticadas tecnologias que por isso têm revolucionado os mais diversos tipos de processos agrícolas. Sensores de temperatura e umidade, imagens aéreas e GPS são algumas destas tecnologias.
Agricultura de Precisão
A Agricultura de Precisão foi a principal responsável pela busca por novas tecnologias e avanços para as plantações. Este tipo de agricultura é baseado na observação, monitoramento e gestão dos insumos necessários e principalmente de toda a plantação.
As novas tecnologias vieram para atender à demandas e alcançar resultados favoráveis e por isso aumentaram significativamente a produção.
Elas podem ser consideradas um dos fatores mais importantes que possibilitaram o sucesso do emprego da agricultura de precisão nas plantações de todo o mundo.
Tecnologia na agricultura
Diversos avanços têm sido constantemente utilizados na agricultura que por isso proporcionaram ótimos ganhos de produtividade. Estes avanços facilitaram a gestão e diminuíram diversos custos.
Tratores guiados por GPS para plantação de sementes, aplicação de pesticidas e processos automatizados de colheita estão possibilitando um ganho de performance e redução dos tempos de parada.
O uso de sistemas integrados foi outra grande inovação dos últimos anos. A possibilidade de acessar todos os dados e visualizar através de qualquer computador, ou do Smartphone estão permitindo aos gestores um maior controle da plantação.
Sensores
O uso de sensores inteligentes vem sido aplicado na agricultura. Esta tecnologia agrícola possibilita o monitoramento das parcelas em tempo real.
Estes sensores conseguem captar a necessidade de água da planta e alinhados com a tecnologia de transmissão sem fio, permitem o monitoramento à distancia.
Além disso, os dados provenientes desta tecnologia podem ser utilizados para determinar de forma eficiente o manejo do uso de água.
Mobilidade
Os agricultores não precisam mais se preocupar com a falta de acesso a alguns recursos e a internet pois nos últimos anos com o surgimento da internet 4G o acesso às informações se tornaram mais simples e fácil.
Esta conexão sem fios e de alta velocidade tem permitido a introdução de inúmeras novas tecnologias na agricultura.
Os agricultores podem monitorar a fazenda em tempo real, acompanhar máquinas durante o trabalho, gerenciar equipe e acessar pela tela do smartphone dados e informações das plantações.
Todos os detalhes do negócio podem ser vistos através da nuvem que por isso facilita bastante a gestão da plantação.
O principal benefício da mobilidade, porém, é auxiliar e acelerar a utilização das demais tecnologias citadas nesse artigo.
Todas essas tecnologias têm revolucionado o setor agrícola. A utilização de cada uma delas na agricultura de precisão tem possibilitado resultados nunca antes imaginados. Por isso, com estas inovações os agricultores estão conseguindo aumentar a produtividade, mas sem prejudicar o meio ambiente.
Interessante