Assim que agrônomos e cientistas começaram a usar nos meados de 1980, o índice de Vegetação da Diferença Normalizada (Normalized Difference Vegetation Index – NDVI, en inglês) tornou-se uma das ferramentas mais bem-sucedidas para avaliar com facilidade e rapidez a saúde das plantas. Hoje, o NDVI é o mais comum índice de vegetação usado em agricultura de precisão.
Nunca mais olhe as plantas da mesma forma
Quando você olha uma planta, quanto você pensa sobre o que está vendo? Na realidade tem muita ciência acontecendo ali.
Uma planta normal irá absorver os comprimentos de onda em azul e vermelho, refletindo assim a luz verde. Por isso que vemos as folhas em coloração esverdeada. Junto com o verde, a planta reflete o infravermelho próximo. Esse tipo de luz, que é invisível ao olho humano, também não é usado diretamente no processo de fotossíntese, portanto, quanto mais saudável a planta, mais infravermelho é refletido. Quando uma planta passa por um processo de estresse (como falta de água) a planta reflete menos infravermelho, porém a mesma quantidade de luz visível é refletida.
Identificando problemas de antemão
Talvez a melhor aplicação para o NDVI é permitir que vejamos plantas estressadas antes que delas expressarem visivelmente os sintomas. As plantas apresentam o estresses na faixa do infravermelho antes que na faixa do visível. Permitindo assim tomadas de decisão antes que qualquer problema se torne grande demais.
Na agricultura irrigada, diversos problemas podem ser visualizados com o NDVI. A seguir alguns exemplos:
Quer saber como anda seu pivô? Peça uma amostra gratis das imagens de NDVI da sua fazenda e agende uma visita aqui!